sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Meus planos para o futuro proximo..

Na proxima quarta-feira, 2 de Setembro, pego um trem em Perth a caminho do deserto (o famoso Outback). A primeira parte da viagem sera feita na linha do Indian Pacific (atravessa a Australia de leste a oeste e corre mais proximo da costa) e vou ate a cidade de Adelaide no sul da Australia (o trem segue ateh Sidnei). A viagem leva 23 horas! Para na cidade de Kalgorlie onde se pode descer e andar pelo lugar. So que o horario nao e propicio. Chega proximo das 21:00 hr e parte a 01:20 hr! Em Adelaide eu pretendo ficar dois dias e fazer alguns "tours". Depois sigo para Alice Springs com a linha "The Ghan" (faz a travessia da Austrlia de norte a sul, atravessando todo o deserto)numa viagem de 13 horas Em Alice Springs jah reservei um tour de dia inteiro com veiculos 4 X 4 explorando lugares mais selvagens do deserto. E agendei tambem um tour para uma vila aborigena para -finalmente- conhecer um pouco da cultura desse povo ancestral da Austrlia. Minha curiosidade sobre eles eh enorme... Adoro conhecer culturas diferentes e a diversidade me fascina.
Algumas dicas sobre o planejamento desta viagem. No site da Indian Pacific e da "The Ghan" as passagens sao bem caras e desanimam... Quando decidi procurar uma agencia de viagens para me ajudar a escolher o melhor roteiro, a agente conseguiu tarifas muito mais baratas.. perto de 60% menos. Pessoas acima de 60 anos so podem beneficiar-se do bom desconto se forem cidadaes australianos. O que da um bom desconto em varias atividades eh ter uma carteira de " Backpcker" que se consegue na ACM (Associacao Crista de Mocos). A agente tambem me ajudou a conseguir acomodacao numa base de "Cama e Cafe" (Bed & Breakfast) em locais centrais de Adelaide e de Alice Springs para eu nao ter que gastar muito com taxis. Eh uma boa dica ser cuidadoso ao escolher uma acomodacao porque, em muitos casos, o barato sai caro (isto vale para qualquer pais). Aqui na Australia existe o Centro de Informacao Turistica e eles tem uma gama de opcoes para "tours" nas redondezas a precos acessiveis! Vale a pena explorar.
Estou comecando a planejar com a Fernanda e Courts nossa viagem para a Indonesia. Serah na segunda semana de Outubro e depois eu conto detalhes...
Enquanto isso, vou preparar a mochila para esta nova etapa... No deserto os dias podem ser quentes, mas as noites sao sempre muito frias!! A sorte eh que o trem eh climatizadoo e, enquanto em transito, vou estar protegida.
Aguardem fotos e comentarios.
ALEGRIAS!! Saudades

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FOTOS DA AFRICA DO SUL!! DELICIEM-SE...

FOTOS DA AFRICA DO SUL!! DELICIEM-SE...

FOTOS DA AFRICA DO SUL!! DELICIEM-SE...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ja estou na Australia...

A viagem a Africa do Sul foi turistica demais pro meu gosto, mas necessaria para alguem que nao conhece um pais que eh tao diversificado, diferente e com violencia. Aprendi muito!! Vi baboons (alguem sabe me dizer se "baboons" sao beduinos??) entrando em carros para roubar comida, tirar a chave do contato, deixar o motorista doidinho sem saber o que fazer e com medo de ser atacado, Os baboons sao bichos bem inteligentes... Eles entram nas casas, abrem geladeiras, pegam sacolas inteiras com compras e as levam embora... Se a casa estah fechada, eles mandam m pequeno baboon entrar por uma pequena janela e abrir a porta por dentro. Isto lembra alguma coisa pra Vcs?? Aprendi que as baleias que vi em Hermanus (Grandes baleias brancas) vivem na Antartica e soh se alimentam entre Janeiro e Junho. Comem cerca de 1500 kg de pequenos camaroes/dia. Elas vem para a costa da AFrica somente para acasalarem e terem seus bebes. E neste periodo (Julho a Dezembro) elas nao se alimentam.
Bem...troquei a viagem de onibus da Cidade do CAbo para Johannesburg por uma passagem de aviao. 18 1/2 hr dentro de um onibus com poltrona apertada era demais. A vinda foi legal e valeu a pena. Mas eh o tipo de "once in a life experience"!!
Jah em Johannesburg fui a um parque nacional para fazer um mini safari... Turma... fazer um safari eh como uma pescaria... Tem que ter muiiita paciencia... Vi rinocerontes, girafas, muitos elefantes, zebras, cheetas e outros animais. O que me encantou foi ver uma manada de elefante livres num parque... Sao animais enormes e gostosos de se olhar num habitat natural. As girafas sao graciosas com aquele longo pescoco alcancando galhos muito altos para se alimentarem...
Depois deste parque fui para uma Vila Cultural chamada LESEDI. Um charme!! Um nativo nos leva num pequeno tour para 4 pequenas vilas de tribos sul africanas e nos fala sobre seus habitos. Depois apresentam dancas tipicas e costumes de cada tribo. O jantar eh delicioso com um menu bem diversificado: crocodilo, avestruz, um peixe tipico da Africa do Sul... Sobremesas deliciosas. E fiquei numa cabana da tribo Zulu com um interior requintado. Foi uma experiencia muito gostosa mas, de novo, muito turistica.
E ontem, no meu ultimo dia, fui a um lugar chamado MAROPENG. Eh um sitio onde foram encontrados os fosseis mais antigos da humanidade. Eles concluem que este sitio eh o Berco da Humanidade e a exposicao de fosseis, historias sobre a formacao do mundo, do homem, etc. eh muito interativa e interessante. Me encantei e aprendi muito. Esta eh a grande vantagem de viagens Em pouco tempo aprende-se muiiito.
Agora jah estou na Australia com a Fernanda. Estou feliz em estar aqui.
Vou viver cada dia e esperar pelo que pode acontecer. A vida eh um milagre e uma surpresa a cada amanhecer,
Me aguardem!
Saudades de todos.
ALEGRIAS!!

domingo, 16 de agosto de 2009

CAPE TOWN, OU Cidade do Cabo

Estou de volta a Johannesbug. Os cinco dias passados na Cidade do Cabo foram deliciosos e informativos. A Cidade surpreendeu-me pela modernidade, luxo, tamanho. E pelos extremos entre a riqueza e pobreza. E um clima surpreendentemente instavel. A cidade esta cercada pelo mar e por montanhas e dai essa instabilidade.
Logo no primeiro dia fui a uma Vila Cultura que mostra um evento tao recente da historia e tao triste. Em 1964 o governo decidiu declarar uma grande area da cidade como "area dos brancos" e expulsou toda a populacao negra para a periferia. Esta regiao eh conhecida como "Distrito Seis" e existe um museu que mostra um pouco dessa "tragedia" social. Existe um exodo muito grande de negros do campo para a Cidade do Cabo e eles vao criando e aumentando o que eles chamam de "Township". Seria injusto para nos, brasileiros, comparar estas areas com nossa favelas. Sao muito piores e sao imensas. Tem uma na Cidade do Cabo com quase 1 milhao de habitantes. Sao casebres de madeira, com cobertura de plastico por causa da epoca de chuva e grudadas umas `as outras. Visitamos uma, entramos em casas e vimos como eles vivem. Volto a dizer o que SEMPRE digo. Qdo a gente viaja tem que enxergar as novas situacoes com olhos novos. Aceitar as diversidades. E eh assim que se deve ver as "townships". Conversei com um motorista de taxi que mora num desses lugares e ele diz que sao felizes pq vivem em comunidade, existe mta festa, muita uniao, convivencia entre todos. A Africa do Sul ia jogar naquele dia e ele nao via a hora de chegar em casa porque toda a comunidade estaria reunida para assitir o jogo juntos!! Isto eh felicidade para eles.
Vi focas, pinguis, "baboons" (macacos), baleias ENORMES em seus habitats naturais. Zebras andando nos pastos, passaros lindos. A natureza eh muito preservada aqui. Eles tem muitos jardins botanicos e cultivam e preservam o que existe de lindo. A flor do pais eh a PROTEIA e eh linda. Lembro-me de te-la visto no Hawai. As frutas sao deliciosas. Fiz tb uma rota do vinho e varias degustacoes. Eles se orgulham da sua producao de vinho e eh a primeira economia desta regiao, seguida pela pesca e depois turismo. Existem muiiiitos hoteis, pousadas, "bed & breakfast" , etc. etc. Estao se preparando para a Copa do Mundo e constroem estadios lindos. O pais eh mto cosmopolita. Sofreu influencias de holandeses, ingleses, franceses, portugueses principalmente devido sua localizacao. Era caminho dos navegadores que buscavam a India e acabavam ancorando por aqui. A lingua oficial eh o Afrikan que eh uma mistura de holandes, frances e Alemao. Os negros nao falam Afrikan. Nao tem acesso a essa lingua na escola. Quando os franceses vieram para cah (a convite dos holandeses para desenvolverem o cultivo de uvas e producao de vinhos) eram proibidos de falar o Frances. E tampouco falavam Holandes. E essa nova lingua foi se criando.
Amanha vou a um safari e no dia seguinte fico em uma vila cultural. Dai vou saber mais sobre as quatro tribos da Africa do Sul. E entender mais da sua historia.
O apartheid eh uma vergonha e uma historia muito recente. TErminou oficialmente em 1994, mas ateh hoje eh muito clara a separacao entre negros e/ou coloridos e os brancos.
Eu estou bem, turminha. Feliz e otima de saude. Triste porque minha mamae estah no hospital e foi diagnosticado um tumor no figado. Estah muito fraca e nao pode passar por uma cirurgia. Deus sabe o melhor caminho para ela. Espero que ela esteja em PAZ.
Bjos saudosos a todos e ALEGRIAS.
Nao vou postar fotos porque estou num Internet Cafe e nao dah para fazer download das fotos.

sábado, 8 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

EU NÃO POSSO PERDER O FOCO!!!

Eu não posso perder o foco... Viagem de aventureira. Então amanhã desfaço as malas, tiro 2/3 das roupas e arrumo a mochila. E lá vou eu como planejado: livre, leve e solta!!
Beijos carinhosos a todos!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Começando a arrumar a mochila

Nesta semana comecei a arrumar a mochila... Como vou ficar "de galho em galho", tenho que levar só o necessário, sabendo que -em qualquer lugar do mundo- a gente encontra o que quer... Depois conto como ficou a mochila... Pesada, leve, prática, carregável???? Vamos ver. Amo Vcs e beijos.